(CRESCER CONCURSOS, 2019) As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil articulam-se às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos definidos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas e a elaboração, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares de Educação Infantil. Na observância das Diretrizes, a proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve garantir que elas cumpram plenamente sua função sociopolítica e pedagógica, EXCETO:
A) Oferecendo condições e recursos para que as crianças usufruam seus direitos civis e humanos apenas.
B)Assumindo a responsabilidade de compartilhar e complementar a educação e cuidado das crianças
com as famílias.
C)Possibilitando tanto a convivência entre crianças e entre adultos e crianças quanto à ampliação de
saberes e conhecimentos de diferentes naturezas.
D)Promovendo a igualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes
sociais no que se refere ao acesso a bens culturais e às possibilidades de vivência da infância.
DCNEI PARA CONCURSO - EXERCÍCIO
DCNEI PARA CONCURSO - CORREÇÃO
🟢 AULA I - 01 DE SETEMBRO
AULA IV - 04 DE SETEMBRO 🔒
AULA V- 05 DE SETEMBRO 🔒
🟢 AULA I - 02 DE SETEMBRO
(IDECAN, 2016) Algumas teorias sobre o currículo apresentam‐se como teorias tradicionais, procuram ser neutras, enquanto outras, chamadas teorias críticas e pós‐críticas, argumentam que nenhuma teoria é neutra ou desinteressada, mas que implica relações de poder e demonstra a preocupação com
as conexões entre saber, identidade e poder. As diferentes teorias do currículo se diferenciam, inclusive, pela ênfase que dão à natureza da aprendizagem, do conhecimento, da cultura, da sociedade, enfim, à natureza humana. Considerando as teorias citadas, relacione‐as adequadamente com suas respectivas características.
1. Teoria tradicional.
2. Teoria crítica.
3. Teoria pós‐crítica.
( 1 ) As relações de gênero constituem um dos enfoques mais presentes nesta teoria, que questionam, não apenas as desigualdades de classes sociais.
( 3 ) Preocupam‐se em desenvolver conceitos que permitem compreender, com base em uma análise marxista, o que o currículo faz. No desenvolvimento desses conceitos, existe uma ligação entre educação e ideologia.
( 1 ) Procura ser científica e objetiva, tendo como principal foco identificar os objetivos da educação escolarizada, formar o trabalhador especializado ou proporcionar à população uma educação geral, acadêmica.
( 2 ) Esta teoria faz análise do currículo multiculturalista que destaca a diversidade das formas culturais do mundo contemporâneo. O multiculturalismo, mesmo sendo considerado estudo da antropologia, mostra que nenhuma cultura pode ser julgada superior a outra.
( 1 ) A tarefa dos especialistas em currículo, nesta teoria, consiste em fazer um levantamento das habilidades, em desenvolver currículos que permitam que essas habilidades fossem desenvolvidas e, finalmente, em planejar e elaborar instrumentos de medição para dizer com precisão se elas foram aprendidas.
( 3 ) As bases desta teoria são estudos sociológicos, filosóficos e antropológicos, sendo as ideias de Marx bastante marcantes. A partir dessas ideias, o currículo passou a ser um espaço de poder, um meio pelo qual é reproduzida e mantida uma ideologia dominante, podendo também ser um espaço de construção, de libertação e de autonomia
TEORIA TRADICIONAL DO CURRÍCULO - EXERCÍCIO
TEORIA TRADICIONAL DO CURRÍCULO - CORREÇÃO
🟢 AULA I - 03 DE SETEMBRO
(Instituto Ágata, 2023) A obra "Documentos de Identidade: Uma Introdução às Teorias do Currículo" é
de autoria de Tomaz Tadeu da Silva. Nela o autor questiona as concepções tradicionais de currículo e
propõe uma reflexão crítica sobre como o currículo é construído e implementado nas escolas. O autor
também examina as relações de poder presentes e como elas influenciam a formação da identidade
dos estudantes. Segundo o autor, assinale a alternativa correta que contenha alguma das
características das teorias críticas do currículo:
A)Desconfiam do status quo, responsabilizando-o pelas desigualdades e injustiças sociais.
B)Ênfase no papel das estruturas e nos significados subjetivos dados às experiências pedagógicas e
curriculares.
C)Organiza-se a partir de um planejamento rígido e da hierarquização dos saberes.
D)São teorias baseadas na aceitação, no ajuste e na adaptação, sem colocar em questão os arranjos
sociais.
E) Tomam o status quo como referencial desejável, concentram-se nas formas de organização e
elaboração do currículo
TEORIA CRÍTICA DO CURRÍCULO - EXERCÍCIO
TEORIA CRÍTICA DO CURRÍCULO - CORREÇÃO